Alimentação para gatos
Sobre gatos, um mantra que sempre repetimos é: não precisa investir em coisas caras; invista em ração, porque, a longo prazo, você economiza muito com veterinário.
A ingestão de boa ração ração (super premium e premium) faz toda a diferença na vida de um gato:
-
diminui MUITO a probabilidade de ele desenvolver problemas renais, ósseos, digestivos, diabetes e outros males provenientes ou agravados por má alimentação.
-
diminui a quantidade de fezes, bem como ameniza o odor delas.
Categorias das rações secas
Há três categorias de ração seca para gatos:
-
Super Premium (a exemplo da Royal Canin, Premier, Hills)
-
Standard (quase todas as encontradas em supermercados, a exemplo da Whiskas, Friskies, Sabor e Vida)
Via de regra, rações standard são cheias de corantes, sódio e outros aditivos para dar sabor e cheiro e contêm pouca proteína: em geral, quanto mais colorida a ração, menor a qualidade.
Ao dar rações super premium ou premium para seu gato, você está oferecendo um alimento muito mais equilibrado e com nutrientes com maior digestibilidade. Além disso, você está oferecendo uma maior quantidade de proteína para um animal que na natureza é totalmente carnívoro.
Ração úmida versus Ração seca
A ingestão de ração úmida (a exemplo dos sachês e latinhas) precisa ser estimulada, conforme indicação de congressos recentes de medicina veterinária felina. Bons veterinários indicam muitas vantagens associadas a sua ingestão:
Rações úmidas:
-
têm altos índices de água na fórmula (cerca de 80%), o que melhora o funcionamento do sistema urinário
-
ajudam no controle do peso do animal, pois possuem menos carboidrato*
-
em geral, não contêm os costumeiros conservantes – elas são fechadas à vácuo.
Porém, as desvantagens da ração úmida em relação à seca é que ela não pode ficar exposta por muitas horas nas vasilhas, o que é um problema em termos de praticidade; e só podem ser mantidas por até dois dias na geladeira. Além disso, para alimentar um gato apenas com ração úmida, são necessárias várias porções ao dia.
Assim, uma dica para quem quer oferecer alimento úmido, mas fica muitas horas fora de casa é colocar sachês no período em que está em casa e, quando sair, recolher a vasilha, lavá-la, secá-la e, então, tornar a deixar a ração seca disponível.
Qual ração úmida oferecer ao meu gato?
De acordo com congressos recentes, não há grandes diferenças, em termos de valor nutricional, dentre as rações úmidas. Mesmo as vendidas em supermercados, atendem bem ao propósito de nutrição felina.
A obesidade é considerada a 2a maior causa de problemas de saúde em gatos domiciliados. Isso é um perigo, uma vez que ela predispõe os felinos, tais como nós, humanos, a vários problemas metabólicos, ortopédicos, urinários, cardiorrespiratórios, dentre outros.
Estudo longitudinal realizado com 2189 gatos, em 2015, na Inglaterra, revelou que um dos maiores fatores de risco para a obesidade em felinos seria alimentar o gato exclusivamente (ou prioritariamente) com ração seca.
A pesquisa encontrou que gatos alimentados somente com ração seca tinham maior predisposição para desenvolver obesidade quando comparados àqueles que se alimentavam apenas com ração úmida (latas e sachês) ou que comiam tanto seca quanto úmida (50% a 50%).
Isso porque, considerando a mesma quantidade de ração seca e de úmida, a seca contém aproximadamente 4X mais calorias que a úmida (Alexander e cols, 2010).
Então, apesar de ser mais prático dar apenas ração seca, tente, sempre que possível, trocar a ração seca pela ração úmida.
Fontes
A.J. German, R. Butterwick (Eds.), WALTHAM Pocket Book of Healthy Weight Maintenance for Cats and Dogs, Beyond Design Solutions Ltd, WALTHAM Centre for Pet Nutrition (2010), p. 18
Rowe, E, Browne, W, Casey, R. Risk factors identified for owner-reported feline obesity at around one year of age: dry diet and indoor lifestyle. Prev Vet Med 2015; 121:273
Quanto dar de ração por dia?
A forma de alimentação mais recomendada para os gatos domésticos é o consumo livre, ou seja, deixar ração à vontade ao longo do dia. Essa prática tem a vantagem de diminuir o pH da urina, evitando, desse modo, a formação de cálculos renais.
Além disso, garantir que o gatinho tenha ração à vontade é muito importante principalmente quando filhotes, pois o estômago deles é muito pequeno e não cabem grandes quantidades de comida por cada refeição.
No entanto, alguns veterinários costumam recomendar que o dono controle a quantidade de alimento ingerida, oferecendo ao gato porções limitadas, visando evitar que o animal fique com sobrepeso.
Pode-se controlar o sobrepeso, como dissemos acima, tanto oferecendo mais ração úmida (que tem menos calorias que a seca), quanto estimulando o animal a se exercitar, por exemplo, instalando prateleiras para que o gato possa subir e descer.